Televisor entra na lista de compras

Artigos de vestuário ainda lideram (15,75%), mas aparelhos de televisão (14,54%), geladeiras (12,03%), móveis (11,53%) e computadores (9,77%) ganharam destaque na lista de preferência dos consumidores de Fortaleza dispostos a gastar em julho. Destacam-se os televisores, em função dos jogos Pan-Americanos, que começam dia 13, no Rio de Janeiro, avalia Alex Araújo, superintendente da Federação do Comércio do Estado do Ceará.
Nas classes D e E , onde 48,84% dos consumidores sinalizam a intenção de gastar, conforme apurou o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC), aumenta a preferência por aparelhos de televisão (26,98%), geladeiras (17,46%) e móveis (14,29%).
Pesquisa sobre as intenções de consumo para o mês revela que 45,19% dos entrevistados têm interesse na aquisição de pelo menos um dos 17 produtos da lista elaborada pelo IPDC, quando em julho de 2006 a participação era de 39,08% e no mês anterior, de 40,3%. Mais da metade dos entrevistados (54,81%) respondeu que não pretendia comprar em julho.
Na avaliação de técnicos do instituto, o aumento no índice de intenções de compra do consumidor estaria relacionado à estabilidade econômica e maiores facilidades de pagamento. Em julho, os mais propensos a consumir os produtos da lista foram homens com idade igual ou superior a 35 anos e renda familiar mensal acima de 5 salário mínimos.
Com 50,38% das indicações, o cartão de crédito lidera a preferência como forma de pagamento dos consumidores dispostos a adquirir bens duráveis e semiduráveis. A seguir, vem o pagamento com cheque, dinheiro e cartão de débito, com 33,33%; carnês e boletos bancários, com 20,8%; e cheques pré-datados, com 2,01%.
O percentual de mulheres que pretendem utilizar cartão de crédito atingiu 57,35%, diante de 42,55% dos homens. Nas classes D e E, 36,51% indicam pagamento à vista e 31,75% preferem cartão de crédito e outras modalidades.
A Sondagem Conjuntural, segunda pesquisa que compõe o Índice de Expectativa do Consumidor, revela aumento no percentual de consumidores que consideram o período ideal para a compra de eletrodomésticos e eletroeletrônicos. No mês anterior foram 68,65% e neste, 71,3%.
O Índice de Expectativa atual, por sua vez, atingiu 63,3 pontos, numa evolução de 3% com sobre o mês anterior e de 7,18% em relação a julho do ano passado. No acumulado de janeiro a julho, as expectativas de consumo superaram em 4,09% a média obtida durante mesmo período de 2006. O levantamento do IPDC foi realizado na última semana de junho e envolveu uma amostra de 900 pessoas.

2 comentários:

  1. Bom dia, poderia dar ao menos uma pistinha sobre a palavra exata para sossegar este coração.

    Mas, com o Programa Luz Pra Todos a venda de televisões também aumentou.

    Só espero que estes televisores não sejam para assitir só a TV Globo.

    ResponderExcluir
  2. Posso te contar por e-mail?
    Então...,me escreva!

    ResponderExcluir



Topo