Novamente o DEM conta o ProUIni


A substituição do vestibular pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) virou caso de Justiça em Recife. Ontem, o Democratas entrou na Justiça Federal com mandado de segurança coletivo contra os conselhos universitários e os reitores da Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade Federal Rural para que o novo exame só passe a ser aplicado em 2010. As duas instituições tinham anunciado que vão usar o Enem já este ano.

Segundo o advogado Ramiro Becker, do DEM, os estudantes não são contra o Enem, mas acham injusto que já seja aplicado este ano. Ele disse que o partido foi procurado por professores e alunos que acreditam que até outubro - quando devem ocorrer as provas do Enem - não haverá tempo suficiente para a conclusão da grade curricular, que seria estendida até dezembro ou janeiro.

O DEM alega que a aplicação do Enem este ano contraria os dispositivos 205 e 206 da Constituição, que determinam que todos os estudantes têm direito a ensino completo.

- Realmente, estou muito inseguro com o novo modelo. Foi por isso que levamos o assunto ao setor jovem do DEM. Todo mundo está revoltado, porque mudou a regra com o jogo já iniciado. Não sabemos se haverá tempo suficiente para concluir o conteúdo - disse Francisco Filipe Cardoso de Siqueira, de 16 anos, aluno do colégio GGE, que pretende estudar Direito.

A UFPE informou que o Enem será utilizado na primeira fase da seleção; na segunda etapa, será mantido o modelo convencional. Segundo a presidente do DEM Jovem, Daniela Leite, na última reunião do partido, os jovens não falaram em outra coisa:

- A pauta do dia foi só a mudança do vestibular. Levamos o assunto para a Executiva do partido, que decidiu apelar à Justiça - disse ela.

Um comentário:

  1. QUALQUER TIPO DE AÇÃO QUE BENÉFICA AS CLASSES SOCIAIS MAIS BAIXA DESPERTA ESTE PRECONCEITO
    MASCARADO QUE ALGUNS POLÍTICOS E CERTOS CIDADÃOS
    QUE SE INCOMODAM COM O SIMPLES FATO DE EXISTIR MAIS POSSIBILIDADES PARA PESSOAS MENOS FAVORECIDAS ECONOMICAMENTE INGRESSAREM NA FACULDADE.Ass.WELLINGTON DE SÃO PAULO.MAIL:[welli.bahia@hotmail.com

    ResponderExcluir



Topo