Vaz de Lima vai recorrer contra CPI da Nossa Caixa

Enquanto as CPis correm solta lá em Brasilia, cá do lado de baixo, os tucanos não querem nem ouvir falar em CPI. Aqui o roubo é camuflado, escondido e sem o julgamento do povo. Povo? mas que povo é esse que teimam em votar nos ladrões dos cofres públicos?

Se depender da disposição do presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Vaz de Lima (PSDB), a CPI da Nossa Caixa não deverá ser instalada imediatamente após a publicação do acórdão do Tribunal de Justiça de São Paulo determinando a instalação da comissão para investigar denúncias de suposto uso político do banco na administração do ex-governador tucano e candidato derrotado à Presidência da República pelo PSDB, Geraldo Alckmin. A publicação está prevista para a sexta-feira.

Vaz de Lima disse hoje que não conhece o conteúdo total do acórdão do Tribunal de Justiça, mas oficiosamente já tomou conhecimento do conteúdo e tem algumas dúvidas que necessitam ser esclarecidas. "Com base nisso, pretendo entrar com um embargo de declaração, assim que o acórdão for publicado. E pela interpretação do departamento jurídico da Casa, eu posso recorrer (com o embargo de declaração) sem ter que instalar a comissão imediatamente", destacou. Segundo ele, pairam dúvidas quanto às CPIs da legislatura passada (70) e as dessa legislatura (12). "Se o TJ pede para instalar uma CPI da legislatura passada, tenho que ver o que vou fazer com os pedidos dessa (legislatura que foi instalada no dia 15 de março)", emendou.

O presidente da Assembléia voltou a dizer que determinação judicial é para ser cumprida. Porém, deixou claro que irá recorrer o quanto puder, pelas vias legais, para atrasar ou até mesmo para não instalar a CPI da Nossa Caixa, que vem sendo objeto de grande disputa entre situação e oposição na Casa. A bancada do PT diz que não vão desistir de instalar essa comissão e alega que em Brasília os partidos de oposição ao governo Lula, sobretudo os tucanos e democratas, também recorreram à Justiça para garantir o direito de instalação da CPI do Apagão Aéreo.


Vaz de Lima disse que se o acórdão do Tribunal de Justiça de São Paulo for mesmo publicado na forma como ele ficou sabendo, não vai caber outra alternativa a não ser pedir mais esclarecimentos. Segundo ele, pelo entendimento da Casa, no dia 14 de março todas as CPIs da antiga legislatura foram arquivadas. Ele não descarta, ainda, recorrer a instâncias superiores, como o Superior Tribunal de Justiça (STJ), com base no fato de que os novos parlamentares não podem assumir o compromisso de instalar uma CPI da outra legislatura.

0 comentários.:

Postar um comentário



Topo