94% das indústrias planejam investir ainda este ano, revela pesquisa da FGV

Cerca de 94% das indústrias brasileiras têm investimentos programados para 2007. É o que mostra a Fundação Getúlio Vargas (FGV) na pesquisa Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação. De acordo com o levantamento, esse percentual vem aumentando desde 2003, quando 86% dos empresários pretendiam investir em suas indústrias.

"Consideramos esse dado muito favorável. Há uma confiança maior de que a economia vai continuar crescendo desde o segundo semestre de 2003" , comentou o coordenador de sondagens conjunturais do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da FGV, Aloisio Campelo. O resultado da pesquisa da FGV foi considerado positivo pelo analista. "A avaliação geral é muito boa porque em todos os quesitos é possível observar mais fatores positivos do que negativos."

A pesquisa mostrou que 34% das indústrias pretendem ampliar seus investimentos no primeiro semestre de 2007, em relação ao semestre anterior, e 21% planejam investir menos. Para o segundo semestre deste ano, novamente 34% dos empresários declararam que querem aumentar os investimentos em suas indústrias, frente ao semestre imediatamente anterior. Desta vez, apenas 14% pretendem reduzir investimentos.

O objetivo dos investimentos declarado pelos empresários também demonstra aceleração da atividade econômica, já que 47% investirão em expansão da capacidade de produção, 31% em aumento da eficiência produtiva e 16% na substituição de máquinas e equipamentos. "Percebemos um grande crescimento na demanda interna, que vive o seu melhor momento desde o Plano Real" , revelou Campelo. "O Brasil está ganhando com a estabilidade econômica, apesar do câmbio desfavorável, não existem aquelas incertezas quanto ao futuro. As regras do jogo estão sendo mantidas."

0 comentários.:

Postar um comentário



Topo