Confiança do consumidor brasileiro sobe e bate recorde em março

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A confiança do consumidor brasileiro bateu um novo recorde. O ICC (Índice de Confiança do Consumidor), calculado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e divulgado hoje, elevou-se em 3,5% entre fevereiro e março, ao passar de 116,7 para 120,8 pontos, ao patamar mais alto da série, iniciada em setembro de 2005.

As avaliações em relação à situação atual, que em fevereiro haviam se tornado menos favoráveis, voltaram a melhorar em março. O ISA (Índice da Situação Atual) cresceu 5,2%, de 118,6 para 124,8 pontos, também ao maior nível já registrado. O IE (Índice de Expectativas), por sua vez, teve alta de 2,6% em março, para 118,7 pontos.

Segundo a pesquisa da FGV, os entrevistados viram melhora da situação econômica da cidade em que moram. A parcela dos que a consideram a situação boa elevou-se de 16,9% para 19,0%, enquanto a proporção dos que a avaliam como ruim diminuiu de 29,2% para 25,5%.

Sobre as perspectivas para a compra de bens duráveis, a parcela de consumidores que prevêem maiores gastos elevou-se de 21,4% para 24,4%. A dos que prevêem gastos menores diminuiu de 22,1% para 19,8%.

A Sondagem de Expectativas do Consumidor é realizada com base em amostra de mais de 2000 domicílios em sete das principais capitais brasileiras. A coleta de dados para a edição de março foi realizada entre os dias 03 e 24 de março de 2008.

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