McCain defende adesão do Brasil ao G8


NYT’ revela que Obama é ‘primo’ distante de Bush e Brad Pitt, e Hillary, de Angelina Jolie

O senador John McCain, pré-candidato republicano à Presidência dos EUA, disse ontem que o G8 – grupo que reúne os sete países mais ricos do mundo e a Rússia – deveria incluir o Brasil e a Índia, e excluir a Rússia. Sem esconder que há tensão entre as duas potências históricas da Guerra Fria, afirmou que os EUA precisam lidar com os "perigos representados por uma Rússia revanchista". Para tanto, o G8 deveria incluir democracias de mercado, como Brasil e Índia.

Em vez de tolerarmos a chantagem nuclear ou os "ciber-ataques" da Rússia, as nações ocidentais deveriam deixar claro que a solidariedade do Otan, do Báltico ao Mar Negro, é indivisível e que as portas da organização permanecem abertas para todas as democracias comprometidas em defender a liberdade.

McCain distanciou-se da postura diplomática adotada pelo atual presidente do país, George Bush, afirmando que os EUA precisam assumir suas responsabilidades de líder mundial e se tornarem "cidadão modelo" da comunidade global.

Os EUA não podem liderar por meio apenas de sua força – assinalou o senador pelo Arizona, de volta de viagem ao Oriente Médio e Europa. – Nossa força imensa não significa que podemos fazer qualquer coisa que desejamos quando bem desejamos, e nem que deveríamos pressupor termos todos os conhecimentos e opiniões necessários para vencer. Temos de ouvir opiniões de nossos aliados democráticos e respeitar o desejo coletivo deles.

Parentescos

E tratando de um assunto mais leve, o jornal The New York Times revelou que os pré-candidatos têm parentesco com pessoas não imaginadas. "Você consegue ver a semelhança de Obama com Brad Pitt? Talvez seja porque os ancestrais comuns deles viveram há 11 gerações, e a chance de dividirem genes é minúscula", escreveu o diário.

Em setembro, o The Chicago Sun-Times revelou que o senador Barack Obama e o vice-presidente Dick Cheney são primos distantes. Esta semana, a Sociedade Genealógica Histórica de Nova Inglaterra disse que Obama tem, pelo menos, seis presidentes em sua família muito extensa, incluindo George Bush, Gerald R. Ford, Lyndon B. Johnson, Harry Truman e James Madison.

Hillary Clinton é prima em nono grau de Angelina Jolie, com quem divide raízes franco-canadenses. Parentescos de Hillary incluem ainda Jack Kerouac, Madonna, Celine Dion, Alanis Morissette e Camilla Parker-Bowles, mulher do príncipe Charles.

A árvore genealógica de McCain foi mais difícil de ser traçada. O provável candidato republicano é primo em sexto grau da primeira-dama Laura Bush.

0 comentários.:

Postar um comentário



Topo