Cid Gomes levou sogra em vôo para Europa


O deputado Heitor Férrer (PDT) deu prazo de 30 dias para que parentes do governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), de um assessor e de um secretário façam o ressarcimento aos cofres públicos pela carona em um jatinho fretado pelo governo cearense em viagem à Europa. Caso contrário, o parlamentar promete entrar com uma representação no Ministério Público contra Cid e seus assessores por improbidade administrativa.

A viagem foi realizada entre 30 de janeiro e 9 de fevereiro deste ano, no período do carnaval. O governador visitou a Feira de Turismo em Madri (Fitur) e outros eventos em busca de investimentos para o Ceará.

O problema é que, no jatinho executivo alugado por R$ 388.596 com dinheiro público, viajaram, além de Cid Gomes, o secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, o assessor Valdir Fernandes da Silva, as mulheres de cada um dos três, além da sogra do governador, Pauline Carol Habib Moura.

No roteiro estavam as cidades de Madri (Espanha), Londres (Inglaterra), Edimburgo (Escócia), Dublin (Irlanda) e Berlim (Alemanha). O governador e o assessor receberam, juntos, diárias de R$ 13.841,28.

“Não há dúvida de que está tipificado o crime de improbidade administrativa. Na hora em que leva em viagem oficial pessoas que não podem ser levadas, porque não podem ser pagas diárias e não podem ser dadas passagens oficiais, essas pessoas estão se utilizando de bens do Estado e isso fere a lei”, argumenta Férrer.

O deputado quer que seja dividida a conta paga pelo aluguel da aeronave pelo total de passageiros, e as mulheres e a sogra paguem os valores que lhe couberem. Outra sugestão dada pelo parlamentar é que essas pessoas depositem na conta do Estado valor correspondente ao cobrado por passagens que seriam feitas em avião comercial. “Mulheres de secretários e sogra, nós achamos que não pode acontecer”, argumenta.

Em nome do governador, o líder do governo na Assembléia, Nelson Martins (PT), defendeu a viagem - argumentando que foi de interesse do Estado - e a presença dos parentes no jatinho. De acordo com ele, o valor pago pelo fretamento seria o mesmo independentemente do número de passageiros.

Martins tentou também justificar a presença da sogra de Cid, alegando que ela trabalha numa secretaria de Estado, sem remuneração. “Ela contribui com o Estado”, afirmou o governista.

O governador está em viagem oficial pela Ásia. Desta vez, foi de avião comercial - porque, segundo assessores, o custo de fretamento seria muito alto. A sogra e a mulher ficaram no Ceará.

0 comentários.:

Postar um comentário



Topo