Governo fará museus em 24 pequenas cidades


Pequeno município de 6,6 mil habitantes, que atrai centenas de turistas, por pertencer à Chapada dos Veadeiros e pelas tradições de festas populares e misticismo, Alto Paraíso de Goiás terá, em breve, o Museu da Memória de Alto Paraíso, que funcionará no antigo prédio da Secretaria de Educação e Cultura. A cidade foi uma das 24 escolhidas para receber investimento federal, de até R$ 100 mil, para a construção de um museu.

Em fevereiro, o Ministério da Cultura lançou um edital para que municípios com até 50 mil habitantes, que ainda não tenham um museu, possam tê-lo. Dados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) mostram que apenas 20% dos municípios brasileiros têm museu. Com a distribuição da verba, espera-se diminuir este déficit.

"A grande maioria da população não tem qualquer relação com a questão museu e a memória local está completamente dispersa", disse o diretor do Departamento de Museus do Iphan, José do Nascimento Júnior.

O relatório de gestão da Política Nacional de Museus mostra que Roraima e Amapá têm apenas dois museus e Tocantins tem três, enquanto São Paulo tem 366 e o Rio Grande do Sul, 351. Se contados por região, Norte, Nordeste e Centro-Oeste, juntos, possuem 656 museus em 19 Estados, enquanto a Região Sudeste, sozinha, tem 854, distribuídos em quatro Estados.

Para Nascimento, as pequenas cidades precisam de museus para que questões como a memória local e a identidade das pessoas sejam preservadas. "O museu é o elo entre contar para as gerações atuais o que era aquele espaço, o que era aquela comunidade e projetar isso para o futuro."


0 comentários.:

Postar um comentário



Topo