Mais farra da vereança

Se tem uma coisa que os deputados federais são bons em fazer é facilitar a farra dos próprios políticos com o dinheiro público. Foi o que aconteceu na quarta-feira, quando a Câmara votou a favor da criação de quase 8.000 novas vagas para vereador pelo país. Só no Estado de São Paulo, serão cerca de mil novos vereadores nos municípios.

Ainda falta uma votação em segundo turno. Se passar, a medida leva o total de vereadores de 51.748 para 59.791. Para quê o aumento vai servir ninguém sabe direito. Mas tem um grupo que já está comemorando: os suplentes (reservas) de vereadores, que estão doidinhos para ter cargos efetivos. Assim eles vão poder desfrutar de todas as mordomias que seus colegas oficiais já têm.

Na mesma medida está incluída a promessa dos deputados de que as Câmaras Municipais vão ter menos dinheiro para gastar. Mas depois de tudo que eles já aprontaram, é difícil acreditar que políticos vão fazer economia. Até porque atualmente muitas Câmaras já recebem repasses menores do que o limite permitido na lei. A maioria, portanto, não vai precisar fazer contenção nenhuma.

A Câmara dos Deputados tem uma fila de projetos importantes para apreciar. Mas prefere gastar seu tempo cedendo aos caprichos de uma turma da pesada, interessada em tirar proveito do governo. Enquanto isso, a população que se vire com seus problemas.

Um comentário:

  1. Devemos ter cautela nesta assunto, pois vai aumentar a representatividade e diminuir o repasse da verba para os legislativos municipais, e a representatividade, o voto é a mola mestre da democracia, e mais nunca fui candidato a vereador. A Grande mídia(PIG) que apenas dá notícias mas não informa os cidadãos esta com o discurso semelhante ao seu, que tanto admiro e tenho a sastifação de visitar. Marcos Leonel- Pompéu MG

    ResponderExcluir



Topo