Obama procura Lula por resultado positivo em Copenhague



O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, falou por telefone nessa quarta-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como parte de seus esforços para impulsionar um resultado positivo da Conferência sobre Mudança Climática (COP15), que acontece em Copenhague.

"O presidente Obama destacou ao presidente Lula a importância de os dois países continuarem trabalhando para conseguir um acordo concreto que signifique um verdadeiro progresso e determinar uma ação global para enfrentar a ameaça da mudança climática", destacou a Casa Branca.

Obama também ressaltou o papel-chave do Brasil, e explicou tanto as medidas tomadas pelos EUA como seu compromisso para um acordo em Copenhague. O acordo, segundo ele, deve respeitar as metas de redução das emissões, o financiamento e um regime de cumprimento transparente e internacionalmente observável, acrescentou.

O presidente americano também ligou para o primeiro-ministro de Granada, Tillman Thomas, com o mesmo objetivo, indicou a Casa Branca.

COP-15
A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, de 7 a 18 de dezembro, que abrange 192 países, vai se reunir em Copenhague, na Dinamarca, para a 15ª Conferência das Partes sobre o Clima, a COP-15. O objetivo é traçar um acordo global para definir o que será feito para reduzir as emissões de gases de efeito estufa após 2012, quando termina o primeiro período de compromisso do Protocolo de Kyoto.

0 comentários.:

Postar um comentário



Topo