Kassab coloca moradores de rua para dormir no meio da merda...Literalmente

Tenda para morador de rua só tem TV

“Nem eu, que durmo em qualquer canto, tenho coragem de tomar banho num lugar daquele”, afirma o morador de rua José Cândido, que no último dia 25 passou o dia estirado com um grupo de colegas no chão da Praça da Sé. Ele faz referência ao Espaço de Convivência Jardim da Vida, equipamento conveniado com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Seads) instalado no Parque Dom Pedro II, no centro. “E todos aqui concordam comigo”, completa, apontando para os amigos, que confirmam com a cabeça.

A inauguração do Jardim da Vida, em julho do ano passado, foi alardeada pela Seads. Na época, a secretária e vice-prefeita, Alda Marco Antonio, prometeu que no local haveria chuveiros, oficinas de arte, serviços de escritas de cartas e 15 educadores sociais para encaminhar usuários para atendimento médico. Os moradores de rua poderiam entrar nos programas de transferência de renda da Prefeitura e, se quisessem, dormir no local durante o horário de funcionamento ou à noite.

A proposta original da tenda, porém, não foi cumprida. O serviço se limita a oferecer aos usuários, apenas das 8 às 21 horas, uma TV, cadeiras de plástico e 12 banheiros químicos com chuveiro. Dentro dela, dezenas de moradores passam a tarde dormindo no chão. Também não é oferecida nenhuma refeição, como bolachas ou sopa - a principal crítica de quem recebia alimentação nos albergues e hoje não tem mais um leito para dormir. “Em nada adianta dar banho para o sem-teto e, depois, jogá-lo na rua novamente, sem comida e sem cama”, reclama Anderson Miranda, coordenador do Movimento Nacional da População de Rua.

Miranda menciona a principal reclamação dos movimentos de moradores de rua: nos últimos dois anos, a Prefeitura fechou dois albergues no centro e agora pretende fechar outros dois. Como mostrado em reportagem de ontem, serão quase mil vagas a menos na região. “O que a Prefeitura está fazendo é fechar os albergues para higienizar o centro e, para não dizerem que não pensam na população de rua, criam essa tenda imunda no Parque Dom Pedro. Já encontrei até fezes no chão daquele lugar.”

A falta de higiene do local é consenso entre os usuários. “Já estamos até acostumando com o banheiro sujo”, diz o morador de rua Rafael Manoel Reis. A higiene dos banheiros é realmente péssima. Ontem, a reportagem visitou o Jardim da Vida às 13h30 e flagrou fezes espalhadas nas proximidades dos banheiros e ao lado da tenda.

“Não dá para se reestruturar sendo tratado em uma área imunda”, afirma o sociólogo Rubens Adorno, doutor em Saúde Pública e professor da USP. No ano passado, a Seads prometeu entregar outros dois espaços similares ao Jardim da Vida. Mas essa meta ainda não foi cumprida. Jornal da Tarde

0 comentários.:

Postar um comentário



Topo