Acordo com o inimigo

Depois de duas derrotas na Justiça, o PT propôs à oposição uma trégua nas representações movidas contra o presidente Lula e a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) por propaganda antecipada.

O presidente do partido, José Eduardo Dutra, se reuniu com o senador Sérgio Guerra (PE), presidente do PSDB, para estabelecer um "acordo de procedimentos" judiciais durante a pré-campanha.

Para o dirigente petista, há "exagero" da oposição nas representações encaminhadas ao Tribunal Superior Eleitoral. "Sou contra, pois você acaba inibindo a livre manifestação dos cidadãos. O caminho é político, não é judicial", disse.
Anteontem, depois do lançamento do PAC 2, opositores voltaram a cogitar a apresentação de queixa à Justiça.

"Estamos vendo que a oposição vai buscar esse caminho [das ações judiciais]. Se o PSDB quiser discutir um acordo de procedimentos em relação a essa judicialização, estamos dispostos a fazer isso", disse o presidente do PT.

O aceno feito pelo PT tem como pano de fundo a provável guerra judicial que deve abranger São Paulo, onde as duas siglas farão papéis opostos. O primeiro round da briga contempla a greve dos professores no Estado. Ontem, PSDB e DEM denunciaram ao TSE a Apeoesp (sindicato da categoria), acusada de "partidarizar" o movimento grevista.

A cúpula tucana avalia que a conversa ainda é embrionária, mas abre um diálogo entre o estafe de Dilma e de Serra. "Foi uma primeira conversa e nós sempre estamos dispostos a dialogar sobre a judicialização da campanha. Precisamos ver se há pontos convergentes para essa agenda", afirmou Guerra.

O senador disse, porém, que a negociação não inibirá as representações por propaganda antecipada. "São coisas distintas e isso não está em questão."

4 comentários:

  1. Discurso lindo do Presidente hoje, Juliana.
    Vale destacar aqui pro pessoal assistir:

    http://www.youtube.com/watch?v=zrBK3eeu5tQ&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
  2. Cara Juliana,

    Saiu mais um capítulo da série A Idade das Trevas, em meu humilde blog (http://terragoyazes.zip.net). No ar e na rede: O Itamarati Tucano e a Diplomacia de Pés-Descalços!

    ResponderExcluir
  3. Em homenagem a Ditadura e a midia que apoiou o golpe de 1964, no link http://altamiroborges.blogspot.com/2010/03/midia-clama-pelo-golpe-militar-no.html

    ResponderExcluir
  4. Em apoio a Verdadeira democracia e contra o retorno sa Ditadura com Ze Alagão e PIG olhem o link http://osinimigosdejoseserra.blogspot.com/

    ResponderExcluir



Topo