Kassab amigos do Serra; Popularidade quase zero

Caiu mais um pouco a aprovação à administração Gilberto Kassab. Como mostrou ontem o Datafolha, 34% dos paulistanos consideram sua gestão boa ou ótima, número agora idêntico aos que a avaliam como ruim ou péssima. Em dezembro, a aprovação era de 39%, contra 27% de reprovação.

A popularidade de Kassab vem descendo a ladeira desde que ele foi eleito, no final de 2008. O prefeito, na verdade, está no poder desde 31 de março de 2006, há quatro anos, quando José Serra deixou a prefeitura para disputar o governo.

Alavancado do anonimato para a glória, ele ultrapassou os 60% de aprovação popular na campanha, mas sua imagem no atual mandato vem murchando progressivamente: Kassab, Kassabão, Kassabinho.

O boneco que serviu de símbolo eleitoral vai se transformando em síntese de uma trajetória política. Emancipado de seu padrinho, o prefeito parece um brinquedo sem corda. Mostra-se inoperante no dia a dia, catatônico diante das chuvas, dá sinais de que não tem bússola. O demo-quercismo que Serra legou ao paulistano talvez seja isso aí.

Parece sintomático que as iniciativas mais marcantes de Kassab tenham ocorrido durante seu período "tampão", antes da eleição. A Virada Cultural, que começou em 2005, mas emplacou a partir de 2006, é uma delas. A outra é o Cidade Limpa, em vigor desde janeiro de 2007.

Aquilo que foi, sem dúvida, uma conquista histórica perde, porém, significado e compromete seu efeito social se o poder público não se dispõe, a seguir, a recuperar a "cidade suja" e deteriorada que os outdoors, eles próprios horríveis, escondiam dos nossos olhos. O que então parecia um avanço urbano pode se revelar só uma maquiagem às avessas na paisagem, um tipo de mágica, um golpe de marketing para iludir (ou atrair) "progressistas".

Parece também ser um pouco esse o sentido oculto da "virada": uma vez por ano, as ruas do centro abandonado se tornam habitáveis, festivas, "culturais" -como se por um dia todos brincassem "de cidade".Folha

Um comentário:

  1. Olá
    Temos que urgentemente fazer campanha para o presidente LULA ser governador de SP, porque como nas ultimas pesquisas mostram não podemos agüentar mais um mandato dos tucanos, e nosso presidente é o único que pode ganhar destes caras, SP merece o melhor, merece um governador que converse com os professores, não que mande a policia bater
    De Marcelino Boraschi

    ResponderExcluir



Topo