Bandeira da Caixa pode sair em maio

A Caixa Econômica Federal também desenvolve um projeto de bandeira própria de cartão de débito,
conforme o Valor informou em 4 de fevereiro. Os investimentos devem ser feitos pela Caixa Par, a subsidiária de participações em empresas criada por medida provisória durante o auge da crise financeira, em 2008. O projeto da bandeira poderá sair em maio.

Diferentemente de Banco do Brasil e Bradesco, o modelo de negócios da Caixa não deve contemplar uma participação no segmento chamado de adquirência, de cadastramento de lojistas e processamento das transações. BB e Bradesco atuam nesse mercado por meio da controlada Cielo. Para credenciar lojistas a usar sua nova bandeira e processar as transações, a Caixa deve fechar acordos com as empresas já existentes - a própria Cielo e a concorrente Redecard, além da GetNet, de menor porte.

A ideia de criar bandeiras nacionais de débito, para concorrer com as multinacionais Visa (Visa Electron) e Mastercard (Maestro) surgiu no ano passado em meio a forte pressão do governo para ampliar a competição no mercado de cartões. A proposta apareceu entre as recomendações feitas em outubro do ano passado pelo Banco Central, pela Secretaria de Direito Econômico (SDE) e pela Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE), e foi incorporada à proposta de auto-regulação do setor, entregue ao governo em dezembro.

A medida mais impactante entre as sugeridas, a ser implementada neste ano, é a quebra da exclusividade na adquirência, que antes vinculava a Visa à Cielo e a Mastercard à Redecard.

0 comentários.:

Postar um comentário



Topo