Mulheres dão vantagem a Serra


Eleitores jovens, do sexo feminino e das regiões Sul e Sudeste são os principais responsáveis pela vantagem de sete pontos porcentuais de José Serra (PSDB) sobre Dilma Rousseff (PT) na corrida presidencial, segundo pesquisa Ibope feita para a Associação Comercial de São Paulo. O pré-candidato tucano tem 36% das intenções de voto, e a petista, 29%. Pela primeira vez, o Ibope detectou empate entre Ciro Gomes (PSB) e Marina Silva (PV) em 8%.

Sem Ciro, Serra tem 40%, Dilma, 32% e Marina, 9%. Na simulação de segundo turno, porém, Dilma reduziu a vantagem de Serra de 14 para 9 pontos. Em fevereiro, ele vencia por 47% a 33%; agora, oscilou um ponto para baixo e a petista subiu quatro: 46% a 37%.

Em relação à pesquisa Ibope feita em março, Serra e Dilma apenas oscilaram um ponto - ele para cima, ela para baixo. Mas, se na média nacional houve apenas uma leve oscilação, a pesquisa indica solavancos em duas regiões. No Sul, onde havia empate técnico (36% para o tucano e 34% para a petista), Serra passou a liderar por 43% a 23%. No Norte/Centro-Oeste ocorreu o inverso: o tucano liderava por 41% a 26%, e agora há empate técnico (31% a 29%). No Nordeste, Dilma lidera de forma isolada, 38% a 28%. No Sudeste, ela perde por 41% a 26%.

A divisão do eleitorado por sexo mostra que o apoio a Dilma é significativamente menor entre mulheres (26%) que entre homens (33%). Serra tem 37% das preferências no eleitorado feminino e 35% no masculino.

Outro reduto em que o tucano se destaca é o dos eleitores com 16 a 24 anos - tem 41% das preferências, contra 27% para Dilma. É entre eleitores de 40 a 49 anos que a petista obtém melhor resultado - chega a 31%, em empate técnico com o rival (32%). A pesquisa foi feita entre os dias 13 e 18 com 2.002 eleitores em 141 cidades.

A auditoria do PSDB sobre a última pesquisa Sensus errou ao apontar suposta distorção na divisão do eleitorado por renda. O partido comparou indevidamente dados da pesquisa nacional com os de outra realizada apenas em Santa Catarina.


OS DADOS

36%
marca Serra
na simulação contra Dilma (29%), Ciro e Marina, empatados com 8%

46%
teve o tucano
na simulação de segundo turno contra Dilma, que marcou 37%. Na pesquisa anterior, de fevereiro, Serra vencia por 47% a 33%

34%
é a rejeição
de Dilma, que no quesito fica em empate técnico com Serra, rejeitado por 32% dos entrevistados

3 comentários:

  1. já votei cinco vez no lula egora pela primeira eu e toda a minha familha com muito orgulho vamos votar na dilma.e dizer não a esses incopententes e preconceituosos do psdb e dem,

    ResponderExcluir
  2. Mais olhe como é facil ter ficha limpa, esta o link
    http://festivaldebesteirasnaimprensa.wordpress.com/2010/04/20/metodo-os-para-limpar-a-barra-do-serra-na-internet/

    ResponderExcluir
  3. Olhem o Ze Peadgio tem tentou justificar o injustificavel e deixou esta perola pelo chão.
    "Eu estava na escola pública e convivia com eles (os nordestinos) numa total normalidade". disse José Serra"
    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010/04/perola-de-serra-em-natal.html

    ResponderExcluir



Topo