PIB cresceu 7,3% no 1º bimestre, aponta pesquisa do Serasa

A economia brasileira expandiu-se 7,4% em fevereiro, na comparação com igual mês do ano passado, segundo pesquisa da Serasa Experian. Com isso, o crescimento acumulado do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro bimestre, em relação ao mesmo período de 2009 é de 7,3%.

Os resultados, segundo economistas da Serasa, foram motivados pela base fraca de comparação, já que nos primeiros meses do ano passado o país sofria as consequências da crise econômica mundial. Também influenciaram os estímulos fiscais à compra de bens duráveis e o aumenta da oferta de crédito ao consumidor.

A expansão da atividade econômica em fevereiro foi determinada, sob a ótica da demanda agregada, pelo crescimento de 24,3% nos investimentos produtivos, de 10,5% no consumo das famílias e de 13,3% nas exportações. Por outro lado, as importações, com alta de 44,1% no período, limitaram o avanço do PIB.

Sob a ótica da oferta agregada, a atividade industrial impulsionou o PIB em fevereiro, com expansão de 13,4% contra o mesmo mês de 2009. Por sua vez, o setor de serviços teve ampliação de 4,7% e o agropecuário, de 2,6%, revertendo 13 meses consecutivos de taxas anuais negativas.

A variação estimada do PIB nos três meses encerrados em fevereiro foi de 2% em relação ao período que engloba setembro, outubro e novembro de 2009. Isso mostra que a economia brasileira vem crescendo num ritmo anualizado de 8,4% neste início de ano.

"Esse ritmo deverá ser reduzido a partir do segundo trimestre de 2010, tendo em vista a retirada dos estímulos fiscais à aquisição de veículos e os efeitos da política de aperto monetário (elevação de juros e compulsórios) a ser conduzida pelo Banco Central, objetivando recolocar a trajetória da inflação corrente às suas metas", conclui a Serasa, em nota.

A variação acumulada nos 12 meses encerrados em fevereiro ficou em 1,4%. Desconsiderando-se fatores sazonais, o crescimento do PIB no segundo mês do ano foi de 0,5%, na comparação com janeiro.Valor Econômico

0 comentários.:

Postar um comentário



Topo