PT tem bancada mais influente do Congresso

| |

O PT apresenta o maior número de senadores e deputados influentes no Congresso Nacional, de acordo com um estudo divulgado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). O levantamento "100 cabeças do Congresso Nacional" mostra também que os parlamentares eleitos em São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco têm maior preponderância no Congresso.

O PT, com a segunda maior bancada na Câmara e a quarta maior no Senado, lidera com 25 nomes a lista dos partidos de base de sustentação do governo. O PMDB, que tem a maior bancada tanto na Câmara quanto no Senado, aparece em segundo, com 17 parlamentares. Os dois partidos, somados com as demais legendas da base de sustentação do governo - PT, PMDB, PP, PTB, PR, PCdoB e PSB - reúnem 62% da elite do Congresso. O PSDB, uma das maiores siglas da oposição, está em terceiro, com 16 parlamentares, seguido pelo DEM, com 15 congressistas.

Já na divisão dos congressistas pelos Estados, São Paul está em primeiro lugar na lista, com 20 parlamentares. Na seqüência estão estão congressistas os 11 congressistas do Rio Grande do Sul e os 10 de Pernambuco.

O Distrito Federal ficou no sétimo lugar, com 4 parlamentares, empatado com Minas Gerais e Santa Catarina. No fim da lista aparecem quatro Estados da região Norte e um do Nordeste: Acre, Amapá, Pará, Rondônia e Alagoas. Todos eles com apenas 1 representante.

A lista completa do Diap tem 73 deputados e 27 senadores "operadores-chave do processo legislativo" e será publicada em agosto, apesar de os números terem sido divulgados. O ranking por Estado pode ser acessado no no site www.diap.org.br


0 Opinaram:

Postar um comentário