Renan ironiza oposição e alfineta Agripino

O presidente do senado, Renan Calheiros, deixou há pouco a Casa negando que tenha adiado a reunião da Mesa Diretora para protelar as investigações em curso contra ele. Repetindo o tom de confronto adotado nos últimos dias, Renan fez uma provocação ao líder dos Democratas, José Agripino (RN), sem citá-lo nominalmente. "Alguns setores precisam entender que não se convoca reunião da mesa com 28 votos", afirmou. Agripino disputou em fevereiro a presidência da Casa com Renan e recebeu na ocasião 28 votos. Renan prosseguiu: "Só se convoca eleição da Mesa quem ganha a eleição".


Minutos antes, Agripino dissera no plenário que Renan passa para o País a impressão de que está armando alguma "chicana jurídica" ao adiar a reunião da Mesa Diretora do Senado para terça-feira, véspera do início do recesso do Congresso. Na avaliação de Agripino, Calheiros estaria tentando atrasar o processo de levantamento de provas e evidências e a realização de perícias, "para que alguma instância jurídica possa impedir aquilo que foi pactuado no plenário, que era de encaminhar a perícia e fazer a reunião da Mesa ainda hoje".


Agripino perguntou: "Será que ele (Calheiros) não compreende que, com essa atitude, na qual não vejo nenhuma conseqüência prática, ele está desautorizando os integrantes da Mesa, que estão aqui dispostos a se reunirem? Será que ele não entende que a sua atitude passa para o País a idéia de que ele está tentando tutelar as investigações?"


O presidente do Senado disse ainda que a reunião da mesa diretora foi marcada para terça-feira porque os três documentos enviados pelo Conselho de Ética ao órgão chegaram às 16h32. "Ninguém tem interesse em acabar com isso (com o processo de investigação) mais rápido do que eu. O terceiro documento só chegou às 16h32. Então marquei a reunião da Mesa para o próximo dia que tem sessão, que é terça-feira", justificou Renan.


Ontem a oposição e o governo haviam fechado acordo para que a votação da LDO transcorresse normalmente mas desde que a Mesa do Senado se reunisse hoje para acatar ou não o pedido do Conselho de Ética para que a Polícia Federal aprofunde a perícia nos documentos de defesa apresentados por Renan. O presidente do Senado deixou o Congresso e foi para Casa no momento em que ocorre um debate no plenário do Senado em torno de sua atitude nas investigações no Conselho de Ética.

0 comentários.:

Postar um comentário



Topo