As curtas de Renata Lo Prete


Os russos 1. O mesmo exército que tentará salvar as emendas da tesoura do governo pode melar o plano oposicionista de obstruir a votação do Orçamento de 2008 em resposta ao aumento de impostos anunciado pós-CPMF. São cerca de 150 parlamentares, muitos do DEM e do PSDB, que deverão disputar prefeituras em outubro.

Os russos 2. Para eles, a queda-de-braço com o Planalto importa menos do que aprovar emendas que lhes garantam recursos para alavancar suas candidaturas.

Última que morre. Um auxiliar de Lula comenta o otimismo de ministros que entram no gabinete do presidente e saem de lá convencidos de que suas áreas não serão atingidas pelos cortes no Orçamento: "É como aquela história em que o moço diz "seu cabelo está lindo", e a moça entende "eu te amo'".

Pega leve. Ao apelar ao governo para que não maltrate demais a Câmara na definição dos cortes, a Mesa Diretora alega que a Casa já "poupou muito" no ano passado em custeio, horas extras e investimentos. A economia teria chegado a R$ 160 milhões, segundo o primeiro-vice, Nárcio Rodrigues (PSDB-MG).

Chumbo trocado. José Dirceu, que na revista "Piauí" disse o que quis de Heloísa Helena e, em resposta, ouviu o que não quis, agora pretende processar a presidente do PSOL. Ela chamou o ex-ministro, entre outras coisas e não pela primeira vez, de "ladrão de cofres públicos".

Aviso. De Dirceu para um petista com quem viajou dias atrás: "Esses gaúchos que me aguardem". Na reportagem, ele diz que a sede do PT no Rio Grande do Sul foi feita "só com dinheiro de caixa dois".

Reciclado. Vendida como grande novidade do feriado pela presidente da Anac, Solange Vieira, a determinação às companhias para que mantenham aviões reserva nos aeroportos havia sido anunciada, um ano atrás, por seu antecessor, Milton Zuanazzi.

Vem cá. Fazendeiros obrigados pela Justiça a sair da reserva indígena Raposa/Serra do Sol, em Roraima, convidaram Lula a participar da colheita do arroz na próxima sexta. Representante dos arrozeiros, Paulo Quartiero esteve com assessores do presidente na quinta-feira. Desde sua primeira posse, em 2003, Lula nunca foi ao Estado.

Milhagem. José Serra embarcou na noite de sexta para Washington. O governador paulista tem reunião amanhã no BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Outro lado. O ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT), afirma que a exoneração de Antônio Biondi Lima do Departamento de Qualificação se deu a pedido do petista, que recebeu convite para trabalhar no governo do correligionário Jaques Wagner (BA).

Painel

0 comentários.:

Postar um comentário



Topo