Em Salvador, recepção segundo a tradição local


Na melhor tradição da baianidade, com baianas estilizadas e fitinhas do Senhor do Bonfim, a secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, desem-barcou ontem, às 16h50min, na Base Aérea de Salvador. Não houve manifestações de protestos e as boas-vindas oficiais foram dadas por Fernando Schmidt, chefe de gabinete do governador do estado, Jaques Wagner.

A convite dele, às 19h30min Condoleezza Rice participou de um jantar, no qual o principal assunto tratado pelo governador baiano foi o estímulo ao turismo étnico-afro, conforme informou sua assessoria. A imprensa não teve acesso ao encontro. Em setembro de 2007, Wagner esteve em Washington e Nova York, em busca de mais integração em diversas áreas, principalmente, o turismo.

Como há um tratado de reciprocidade Brasil-EUA para a oferta de vôos, o governador considera ainda poucos os vôos diretos da Bahia, somente um semanal, e iniciou negociações com a American Airlines e a Delta Airlines para que esta freqüência seja ampliada. Wagner sugere vôos diretos para Nova York, Miami, Atlanta, Chicago e Los Angeles, centros urbanos que possuem grande número de afro-descendentes, além de empresários e artistas.

Realizado no hotel Pestana, no bairro do Rio Vermelho, o jantar contou com a participação dos ministros da Cultura, Gilberto Gil, do Turismo, Marta Suplicy, do prefeito de Salvador, João Henrique, e do cantor Carlinhos Brown.

Hoje, às 8h, Condoleezza Rice, o governador Jaques Wagner e comitivas visitam a igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, no centro histórico de Salvador, onde assistem a uma apresentação do coral da igreja. De lá, seguem para o Museu da Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba), na Praça da Sé, para conhecerem projetos sociais mantidos pela empresa e a Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), alguns com participação do governo baiano.
Em seguida, vão, a pé, ao Museu Afro da Bahia, no Terreiro de Jesus, também no centro histórico, seguidos pelo grupo infantil "Bagunçaço", um dos projetos do convênio Coelba/Usaid, e capoeiristas. No Terreiro, está prevista uma apresentação do Olodum. Por volta das 10h, a secretária Condoleezza Rice embarca para Santiago do Chile.

0 comentários.:

Postar um comentário



Topo