Inglaterra bloqueia US$ 46 mi de Dantas


Advogado de banqueiro diz que ‘há propósito de perseguição indisfarçável’

A Justiça britânica comunicou ontem ao governo brasileiro que bloqueou US$ 46 milhões do banqueiro Daniel Dantas - o dinheiro, depositado em duas contas de bancos ingleses, foi descoberto pela Polícia Federal durante as investigações da Operação Satiagraha. O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), unidade brasileira de combate à lavagem de dinheiro, e as autoridades britânicas vinham monitorando as duas contas há pelo menos um mês.

Segundo fontes do Ministério da Justiça, o pedido de bloqueio foi feito “há uma semana”, quando o Coaf detectou movimentação nas contas, inclusive saques, e alertou o Ministério Público. Por solicitação do MP, o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) fez o pedido, comprovou a movimentação e foi atendido. “Fomos prontamento atendidos dentro das regras de cooperação jurídica entre os dois países”, disse ontem ao Estado o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior. O governo pretende pedir a repatriação dos recursos.

Com o bloqueio na Inglaterra e o rastreio de mais fundos espalhados por outros países e paraísos fiscais, a Polícia Federal espera retomar o foco original da Operação Satiagraha, que era investigar os negócios financeiros de Dantas por meio do Opportunity Fund Cayman e dos clientes brasileiros, empresários e políticos que, supostamente, usariam o esquema bancário dele para lavar dinheiro e fazer investimentos ilegais dentro e fora do País.

0 comentários.:

Postar um comentário



Topo