Reitor da UFRJ prega o voto útil em Jandira Feghali


O reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Aloísio Teixeira, entrou na luta a favor do voto útil em Jandira Feghali (PCdoB) ainda no primeiro turno. Hoje, o reitor promove, no auditório do Edifício Argentina, em Botafogo, um encontro aberto com a candidata e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Aloísio espera atrair estudantes, professores, artistas e intelectuais ao evento. O objetivo é discutir a ida de um candidato de esquerda para o segundo turno, ameaçado pela ascensão de Eduardo Paes .

– É uma iniciativa minha, como cidadão, promover um encontro para discutir o processo eleitoral do Rio e a possibilidade de levar a Jandira, que tem mais chance entre os candidatos de esquerda, ao segundo turno. Não é uma reunião contra as demais candidaturas, mas para buscar unidade e uma solução razoável para a cidade – explicou o reitor da universidade.

Aloísio Teixeira frisou que não se trata de um evento da Universidade ou da reitoria. Pela UFRJ, vem sendo feita uma série de encontros com todos os candidatos no Fórum de Ciência e Cultura. No evento de hoje, são esperadas entre 50 e 100 pessoas. Para Jandira, a iniciativa é prova que há um interesse "de fora para dentro" de apostar em sua candidatura.

– É a compreensão de que temos de estar lá para representar quem quer o candidato de esquerda, o candidato progressista – acredita.

Corpo-a-corpo

Com o mesmo discurso, Jandira – que não usa o termo voto útil – convenceu a educadora Nelza Ramalho, 52 anos, até então indecisa entre a comunista e o candidato do PV, Fernando Gabeira. A conversa foi na entrada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), onde a candidata fez um rápido corpo-a-corpo, ontem de manhã.

– Ela me fez entender que o voto dela é o que conta, o chamado voto útil, porque tem muito indeciso e ela tem mais chance, segundo as pesquisas – contou Nelza. – Além disso, tem o fato de eu concordar com a sua postura séria e a luta na área de saúde.

0 comentários.:

Postar um comentário



Topo