BNDES anuncia corte de juros


O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, anunciou ontem um corte nos juros nas linhas de curto-prazo do banco. A redução dos juros atinge linhas de capital de giro, pré-embarque e empréstimos-ponte.

O capital de giro foi reduzido em 4,25 pontos percentuais, passando para 10,25%. Segundo Coutinho, essa modalidade de financiamento chegava a custar até 18% ao tomador quando incluído o spread do agente repassador do recurso. A redução da linha de empréstimos-ponte passou de 12,7% ao ano para 7,25% a 8,25% ao ano.

Nas operações de pré-embarque a taxa que ocilava entre 10,55% e 11,55% ao ano e passou para de 8,55% a 9,05% ao ano mais spread de risco da operação. Segundo Coutinho, essa redução nos juros do banco ocorreram depois que o Tesouro Nacional reduziu o custo da injeção de capital feita no banco, no valor de R$ 100 bilhões.

O custo deste capital repassado do Tesouro ao BNDES encolheu de 8,75% ao ano para 7,25% ao ano. "Quando recebemos estes 6 bilhões do Tesouro, a Selic estava em 13,75%. De lá prá cá, ela baixou para 10,25 %. Ou seja, a Selic caiu, o custo do Tesouro caiu e os nossos juros também caíram", disse Coutinho ao ressaltar que a redução dos custos do Tesouro foi determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva por medida provisória. Coutinho espera que a redução dos juros do BNDES forcem uma redução dos spreads praticados pelos bancos privados.

0 comentários.:

Postar um comentário



Topo