Minc "discute a relação" com o Planalto


O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, reuniu-se ontem com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para reclamar da atuação de outros ministérios e da falta de apoio em relação a sua pasta, mas disse ter recebido apoio do presidente, que se comprometeu a fortalecer a área ambiental.

"Eu coloquei para o presidente Lula que o ministério está embaixo de pancada", afirmou Minc, que na véspera completou um ano à frente do ministério e disse que foi o dia de "discutir a relação".

Minc se queixou da falta de cumprimento das decisões acertadas entre diferentes áreas do governo e pediu um gesto concreto e "sinais claros" do Executivo, em um momento de "crise com representantes do setor ruralista, que trabalham pelo desmantelamento da política ambiental".

"Ele (Lula) vai chamar os ministros, os nossos líderes e falar que devemos conversar aqui e não no Congresso", disse o ministro.


Bate boca
Os desentendimentos entre ruralistas e o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, antes restritos às questões ambientais, descambaram ontem para agressões e ofensas entre as duas partes. Num ato de agricultores familiares em frente ao órgão que dirige, Minc defendeu tratamento diferenciado para eles no Código Florestal.

E sugeriu que ficassem longe dos ruralistas, porque estes, segundo ele, não são confiáveis. Os ruralistas reagiram imediatamente. Com um boné da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), uma das entidades que organizaram o Grito da Terra e promoveram manifestações, em Brasília, Minc afirmou que a boa aliança é com o meio ambiente e não com os ruralistas.

E atacou os representantes do agronegócio. "Os ruralistas encolheram o rabinho de capeta e agora fingem defender a agricultura familiar. É conversa para boi dormir. Não se deixem enganar. São vigaristas. Não é a CNA (Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária) que fala em nome da agricultura familiar, é a Contag e outros movimentos sociais", disse Minc.

Em seguida, o líder do DEM na Câmara e um dos defensores da bandeira dos ruralistas, Ronaldo Caiado (GO), foi à tribuna rebater Minc. "Esse ministro não tem moral para criticar os ruralistas. Ele tem ligação com o tráfico da Rocinha e do Morro do Borel, tanto para se manter financeiramente quanto para o consumo", atacou Caiado. Minc não quis responder a Caiado.

0 comentários.:

Postar um comentário



Topo